ACDEM- Associação da casa dos deficientes de Ermelino Matarazzo
A ACDEM é uma instituição filantrópica, com mais de 20 anos de existência. Atende dando assistência a pessoas com deficiências, sendo deficiência mental associada ou não a física (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Síndromes Raras, entre outros), entre eles, crianças, jovens e adultos, de faixa etária variável.
Com finalidade de desenvolver competências, potencialidades e habilidades para o exercício da cidadania.
Pontos positivos:
A entidade busca desenvolver atividades assistenciais e sócio-educativas, proporcionando a melhoria da qualidade de vida e inclusão social, favorecendo a autonomia, respeitando as limitações e potencias de cada um.
Oferece atendimento especializado, nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, hidroterapia, e terapia ocupacional, desenvolvendo atividades desde orientação familiar, saúde, reabilitação, desenvolvimento cognitivo de linguagem, neuro-motor, até a promoção de capacidades e autonomia para uma melhor vida diária, socialização, integração e auto-estima.
A entidade também desenvolve projetos, para melhor cumprimento dos seus objetivos. Abaixo alguns projetos descritos:
Esporte Social: Parceria com o SESI A.E. Carvalho, oferece um atendimento para 200 (duzentas) pessoas com necessidades especiais, proporcionando melhoria na qualidade de vida e auto-estima, promovendo competições e socialização através de atividades esportivas e recreativas.
Horta: Localizado na Avenida Abel Tavares, 1564, região de Ermelino Matarazzo, proporciona atividades lúdico-educativas em ambiente natural através de ações específicas para o desenvolvimento da relação dos deficientes com a natureza.
Telecentro adaptado: Em parceria com a Secretaria de Participação e Parceria, localizado na Avenida Abel Tavares, 1564, região de Ermelino Matarazzo, oferece a 800 (oitocentas) pessoas com necessidades especiais e adolescentes/jovens da região, a utilizarem os inúmeros recursos do computador, proporcionando oportunidades de conhecimentos tecnológicos.
Geração de Renda e Trabalho: Em parceria com o Instituto de Tecnologia Social – ITS, oferece um projeto para implantação de oficinas de trabalho e renda, gerando recursos financeiros e ocupação terapêutica.
Quadro de funcionários
Para desenvolvermos as atividades do dia a dia, a ACDEM conta com:
• Equipe técnica,
• Auxiliares de Educação,
• Cozinheiras,
• Recepcionista,
• Assistente Administrativa,
• Auxiliar de Serviços Gerais,
• Motorista,
• Serviços Contábeis,
• Voluntários,
• Diretoria executiva composta por 50% de pais,
• Conselho Gestor
Uma equipe grande e unida para melhor atender as necessidades da entidade.
Pontos negativos/ Dificuldades:
A entidade esta crescendo, porém o espaço físico está ficando pequeno diante do número de pessoas que já são atendidas (cerca de quinhentos e sessenta e cinco pessoas) e o grande número de pessoas que ainda procuram atendimento. Isso se tornou um problema visto que a demanda de pessoas é superior às condições físicas da entidade.
Com isso a busca da entidade atualmente é a compra de um imóvel para a construção e instalação de uma clínica e a ampliação da capacidade de atendimento.
Na realização de seu trabalho a ACDEM conta com parcerias como Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Participação e Parceria, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Parceria com a Fundação Azevedo Tide Setubal e com o Instituto de Tecnologia Social.
No entanto sobrevive principalmente de apoio e doações de pessoas físicas e jurídicas, doações de qualquer valor, inclusive também doações de roupas, calçados, cobertores, brinquedos, material escolar, material de higiene, livros, revistas, etc.
Considerações Finais:
Através da visita a ACDEM foi possível observar o quanto é importante o trabalho desenvolvido pela instituição, suas atividades e projetos que buscam o bem dos que mais necessitam, visando a sua inclusão, integração, autonomia e socialização através de práticas educativas, com o auxílio de diversos profissionais desenvolvendo atividades para proporcionar aos atendidos uma melhor qualidade de vida.
Cabe aqui citar o inicio da história dessa instituição que começou apenas como um grupo de mães voluntárias e apoio e incentivo de um Padre (Antonio Luiz Marchioni). Um pequeno começo, mas um grande passo. Com isso percebi, que o que importa é à força de vontade, a vontade de ajudar de fazer a diferença, ainda que seja com pouco, um pouco que aos poucos vai crescendo e se transformando numa corrente do bem. Como essa entidade que hoje em dia necessita de um lugar maior para ampliar seus atendimentos que já passam de 560 pessoas.
No entanto para que tudo continue dando certo nessa e em outras instituições, é preciso contar com a solidariedade humana e amor ao próximo na busca e construção de um mundo melhor, onde haja igualdade e cidadania para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário