Projeto
Pastoral do Menor
Quando e como começou o projeto?
O projeto começou em 1996 na paróquia São José com Padre Conrado Corné.
No começo era servido o almoço, os encontros aconteciam uma vez por semana, as crianças não faziam nenhum tipo de atividade por falta de recursos, participavam com o interesse na alimentação.
Vendo a necessidade de uma coordenadora para o crescimento do projeto o padre Conrado convidou Rosilda Saraiva sua amiga de confiança e participante da Paróquia de muitos anos para assumir este cargo na pastoral.
Quais exigências para assumir o cargo?
O convite foi aceito, porém Rosilda impôs algumas condições que fossem realizadas algumas atividades como:
• Reforço escolar;
• Artesanato, bordado em panos de prato, toalhas, tapetes;
• Atividades recreativas;
• Mais encontros semanais.
Para realizar esses objetivos foram buscar orientações com o padre Josep, coordenador do Projeto Sedeca Infantil realizado em outra Paróquia, sendo ele fator importante para concretização dos objetivos fortalecendo parcerias na Pastoral do Menor.
Doações recebidas?
A partir da parceria começaram a lutar por doações como:
• Alimentos variados para almoço e janta;
• Material escolar;
• Material para artesanato;
• Brinquedos
• Livros
• Objetos de uso diário (cadeiras, mesas, panelas, fogão, geladeira, armário, etc;)
• Roupas.
Principais doadores?
• O Grupo Pão de Açúcar foi um dos grandes doadores, que infelizmente hoje não faz mais doações;
• A construção do salão principal foi doada por um grupo de pessoas turistas da Alemanha que nos visitou e se comoveu com a carência da Pastoral;
• Um dos maiores doadores atualmente é um grupo de italianos que deposita uma quantia mensalmente na conta da Paróquia São José para manter a Pastoral e outros projetos que a igreja possui;
• Canab programa do governo que paga para o Movimento Sem Terra doar as verduras plantadas em suas terra, em troca o governo os apóia com outros projetos;
• Os legumes são doados semanalmente por quitandas e mercados do bairro.
• Recentemente ganharam uma Infoteca informatizada através de um e-mail que a coordenadora Rosilda enviou para o SBT uma emissora de televisão.
Não temos parceria com a prefeitura e nem um outro tipo de ajuda que venha do governo, não temos supermercados fixos para nos doar alimentos, material para artesanato ou escolar. Quando falta alimento saio de porta em porta pedindo doações para dar continuidade a um sonho.
Faço eventos como bingo, bazar, vendo os trabalhos feitos no artesanato e monto barraca na quermesse faço tudo que tiver no meu alcance para dar a essas crianças alimentação, educação, carinho, atenção, conforto e o brincar, é o que tentamos fazer por eles diariamente.
Quantidade de crianças?
A Pastoral começou com 34 crianças que participavam somente para comer sopa no almoço, e hoje presta assistência a 140 crianças de segunda a sexta-feira servindo almoço e janta.
Voluntários
Atualmente são 35 voluntários para se doar fazendo cada dia o melhor de si, acolhendo as crianças que vem aqui estudar, ser educado, alimentar-se, se informatizar nos computadores doados pelo o SBT, brincar ter seu espaço respeitado como criança. Alguns voluntários se revezam vindo apenas uma vez na semana, cada um faz o que é possível para si, temos voluntários para limpar, cozinhar e pedagogos para alfabetizar e informatizar e professores de artesanato.
Toda último dia do mês comemoramos os aniversariantes do mês com bolo, refrigerante e bexigas, para alguns esse é o único parabéns que recebe.
Levamos as crianças e voluntários para passeios como Sesc Itaquera, Instituto Bradesco, Teatro Gazeta e ao Centro Cultural Banco do Brasil, em datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal, Páscoa, Festa Junina são realizados festas e presenteadas com roupas, brinquedos e doces tudo através das doações.
Conclusão
Tenho a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Pastoral do Menor, posso afirmar que são pessoas com credibilidade que fazem o melhor de si para dar continuidade a esse projeto, tudo que é feito é pensado e executado com carinho para atender crianças carentes do bairro. O espaço cedido pela Paróquia se divide em biblioteca, cozinha, refeitório, infoteca, salão de recreação, sala para artesanato e banheiros. Todo material e móveis existentes no local foram doados.
Na festa de Natal as crianças ganham roupas, brinquedos, sapatos, doces as crianças de famílias necessitadas ganham cesta natalina com alimentos para fazer a refeição de natal, a coordenadora convida moradores do bairro para ser padrinho de alguma criança. A festa de Natal e o passeio ao Sesc são as datas mais esperadas pelas crianças e o que mais encanta nestes dias são os sorrisos e os olhos encantadores no rosto de cada um.
Pastoral do Menor
Entrevista com a coordenadora
Rosilda Saraiva de Lussema Rossi
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário